top of page
  • Foto do escritorVone Petson

Membros do Nugrato participam de exposição de gravuras


A exposição Intercâmbio em Gravuras é o resultado de edital Intercâmbio, troca e exposição de gravuras coordenado pelo Prof. Pablo Marquinho e financiado pelo programa Bolsa Cultura 2021- IFTO. Para compor a exposição foram selecionados 13 artistas gravadores residentes de diversas regiões do Brasil. A exposição apresenta uma pluralidades de técnicas de gravuras: xilogravura, linoleogravura, serigrafia, calcogravura e técnicas mistas. Além da diversidade de técnicas a exposição possui como característica a diversidade de temas abordados pelos artistas. Além da exposição o projeto prevê a troca de gravuras entre os artistas participantes e mais a doação de uma cópia de cada participante para o acervo institucional do IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

O projeto intercâmbio em gravuras proporcionou a circulação das gravuras dos artistas: Cláudio Montanari, Dan Moraes, Daniella Gonçalves Caixeta, Jan M.O., Julian Campos, Leandro Serpa, Margarita Gallo, Maria Adelina Costa, Marina Boaventura, Sebá Neto, Vone Petson e Yolanda Carvalho, Yuri Campagnaro e o resultado do projeto pode ser conferido na exposição de virtual em galeria 3D, permitindo aos visitantes apreciarem todos os trabalhos um passeio autônomo pelo espaço de exposição. Os artistas Cláudio Montanari, Marina Boaventura, Pablo Marquinhos e Vone Petson fazem parte do Nugrato - Núcleo de Gravura do Tocantins.


Gravura é imagem reproduzida por meio de uma técnica de impressão, originada de uma matriz artesanal. O uso da mesma matriz permite que sejam produzidas diversas obras idênticas, o que torna a gravura uma arte dita múltipla. Para dar um caráter único e original para cada obra, o artista costuma assinar todas e numerá-las, informando também o total de obras reproduzidas na série. Como exemplo, podemos usar uma obra numerada 1/20. Neste caso, ela é a número um de um total de 20 gravuras.

Existem ainda outras formas de marcação da tiragem como por exemplo:

PA- Prova de Artista. Trata-se da prova definitiva,

conclusiva da imagem gravada.

PI- Prova do impressor. Trata-se de uma prova que orienta a edição e pertence ao impressor.

HC- Prova Hors Commerce. Trata-se de provas que não são comerciáveis.


A matriz pode ser feita de diferentes materiais, e as gravuras são classificadas de acordo com o material do qual foi confeccionada a matriz, por exemplo: xilogravura - do grego xylon = madeira + graphein = escrever.


A exposição poderá ser conferida a partir do dia 04 de junho ás 20h com transmissão de uma live pelo Youtube, na ocasião haverá um bate-papo com os artistas da exposição. A exposição é realizada pelo Centro de Artes do Campus Palmas do IFTO em parceria com a Associação Viva Música, com apoio do Programa Bolsa Cultura, ofertado pela pró-reitoria de extensão do IFTO.


Serviço:

Exposição de Troca e Intercâmbio de Gravuras


Abertura:

10 de junho às 20h - horário de Brasília


Live:


Conheça a exposição:


Informações:

e-mail: pablopessoa@ifto.edu.br

Fone: +55 (63) 98452 9707


Commentaires


bottom of page